AVENTURA DE APRENDER

Site da Alefe

BLOG

DEUS NAO ESTA MORTO

Posted by aventuradeaprender on January 28, 2017 at 8:15 PM

DICA DE FILME




Deus não está morto (assistido em 2014)


Quando o jovem Josh Wheaton entra na universidade, ele conhece um arrogante professor de filosofia que não acredita em Deus. O aluno reafirma sua fé, e é desafiado pelo professor a comprovar a existência de Deus. Começa uma batalha entre os dois homens, que estão dispostos a tudo para justificar o seu ponto de vista - até se afastar das pessoas mais importantes para eles.


Acredito que esse é um dos filmes cristãos mais conhecidos dos últimos tempos. Fez um relativo sucesso até mesmo entre não cristãos, mas também causou polêmica e insatisfação tanto no meio cristão quanto no secular. Algumas críticas logicamente são sem sentido, mas outras têm certa razão. Falarei sobre isso mais à frente. Quanto a mim assisti ao filme tanto em 2014 quanto na igreja ano passado (2016).


A sinopse do filme é exata em relação ao núcleo principal. Ela apenas não fala sobre os outros personagens aparentemente secundários, mas com muita importância. Temos uma banda cristã de sucesso; uma jovem que se converteu ao cristianismo pela internet de família muçulmana; um jovem chinês que começa a ter interesse por Cristo por causa dos debates; os dois pastores; a mulher que achava ter tudo e quando descobre que está com câncer se vê totalmente abandonada até mesmo pelo namorado que dizia ser apaixonado; o tal namorado que não vale nada e tem uma mãe com Alzheimer; a irmã dele que é cristã e tem um caso com o professor ateu. Se me lembro bem os personagens secundários são esses.


“Seu pecado é como uma cadeia. Só que tudo é lindo e confortável, não há necessidade de sair, a porta está aberta. Até que um dia, o tempo se esgota e a porta da cela se tranca. Então é muito tarde...”


Não vou dar muitos mais detalhes sobre o filme porque é bem famoso e fácil de encontrar. Um ponto que chamou minha atenção é que não é uma crítica ao ateísmo simplesmente (decisão de não crer). O problema está com aqueles que além de não crerem ainda querem que todos sejam iguais. Isso faz do ateísmo uma religião, o que um atentado à lógica. Outro ponto positivo é mostrar a perseguição que os cristãos sofrem tanto diretamente quanto indiretamente.


Vocês devem estar se perguntando então: qual é o problema? Os filmes cristãos atuais muitos são triunfalistas. A impressão que dá é que não estão sendo feitos tanto pra edificar ou evangelizar porque mostram situações irreais. Nisso não se diferem em nada da maioria dos filmes seculares que querem mostrar uma alternativa ao mundo real, uma fuga da realidade.


Não posso dar spoilers aqui, mas sabe quando a gente assiste e fala: “Poxa, que legal... Mas isso não pode acontecer”. É esse exatamente o caso. Além disso, ano passado descobri que esse filme é a refilmagem de um chamado “Teste de fé” de 1987. A história é idêntica, mas não é triunfalista. Mostra o mundo como ele é e cumpre exatamente o que prometeu. Já o argumento de “Deus não está morto” é igual ao de “Demônios do templo” (resenhado em 2008). Aquele lá sim é um filme de fantasia e humor com apenas uma alegoria cristã e não tem pretensão alguma de ser real. Em se tratando de realidade até mesmo “O anjo de Sardes” que tem literalmente um anjo como protagonista consegue ser mais verossímil.


Spoiler:


Confesso que ri bastante no final do filme quando Josh pergunta ao professor como ele pode odiar a Deus se não crê que ele existe. Já o final em que ele está morrendo e finalmente se converte é emocionante, mas como eu disse: não convenceria um ateu. Outra coisa que não convence nem ateus nem cristãos é toda a turma se convertendo. Isso não acontece nem em igreja...

Categories: Filmes

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments

REDES SOCIAIS

EMAIL:   [email protected]